terça-feira, 20 de janeiro de 2009

"Vai começar o futebol..."

Campeonato Paulista 2009. Dos 20 times, 6 disputarão a Série-A do Brasileirão a partir de maio. 19 rodadas servem para classificar 4 para semifinais. Tudo para que os 4 grandes cheguem lá? Nem sempre, pois como diz a brilhante letra que Nelson Angelo fez para o clássico choro "1x0", de Benedito Lacerda e Pixinguinha, "são onze de cá, onze de lá..."
Eu acho que é jogo demais. O Paulistão tem tradição centenária, este ano vem turbinado por contratações, mas com tanto time acaba sobrecarregando quem disputa Libertadores e Copa do Brasil. Sua fase final coincide com momentos já decisivos dessas duas taças. E os times sem vaga para a Série D nacional, o que fazem depois de maio?
Valeria a pena um torneio mais curto, com uma fase de grupos e depois mata-mata? A fórmula do Estadual do Rio merece um olho, mas já rolou Fla-Flu que não valia mais nada, só pra turista ver.
Seria loucura um campeonato estadual que mantivesse clubes da capital e interior em atividade o ano todo, mas com os grandes usando times "B" ou aspirantes, algo assim?

Resultados e classificação atualizada neste link: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Futebol/Classificacao/0,,ESP0-9839,00.html

Nenhum comentário: