sábado, 31 de janeiro de 2009

Dream Team do basquete nacional (atualizado)

Amaury Passos , Rosa Branca, Edson Bispo, Fernando Brobró, Jatyr, Zezinho, Otto Nóbrega, Pecente, Waldemar Blatskauskas, Waldyr Boccardo, Wlamir Marques e Algodão. O time dos sonhos de camiseta verde-amarela que tornou real para o basquete brasileiro o título do Mundial de 1959, no Chile, 1 ano depois de Pelé, Garrincha e cia conquistarem a Copa na Suécia. A seleção de futebol seria bi em 62, no Chile. E a de basquete repetiria a dose em 63, no Rio.
Nos 50 anos da conquista histórica, fica a esperança que a Liga Nacional de Basquete e o novo campeonato nacional, NBB, ajudem a corrigir os rumos da modalidade aqui, de volta aos pódios. Só gostaria de ver mais times de camisa, de torcida, jogando bola ao cesto no Brasil, noves fora dos ginásios a violência de torcidas organizadas.
P.S. - Ao reler reportagens sobre os 50 anos do primeiro Mundial de basquete conquistado pelo Brasil, reparei: na época, Algodão, Fernando Brobró, Otto Nóbrega, Waldyr Boccardo e o técnico Kanela eram do Flamengo; Wlamir Marques, Waldemar Blatskauskas e Pecente defendiam o XV de Piracicaba, clube que já disputou a primeira divisão do futebol paulista; Rosa Branca e Jatyr jogavam no Palmeiras; Edson Bispo era do Vasco. Vou pesquisar os campeões de 1963 para conferir se a maioria também era ligada a clubes consagrados no futebol.

2 comentários:

Anônimo disse...

Jota,
esse time foi muito mais do que o nosso "dream team". Ainda é insuperável o que eles fizeram pelo esporte no Brasil.
Não ganhavam quase nada, não tinham a estrutura e a preparação disponíveis aos jogadores de hoje.
E brilharam para sempre.

Pena que não se explorou a "floresta" desbravada por eles...

A propósito,
faço questão de homenagear o Adilson, que morreu há poucos dias aos 57 anos. Grande jogador e grande pessoas. Perdemos um grande cara. Que Deus o tenha. E obrigado.

Abração,
Burnier

Anônimo disse...

NBA, Burnier. É verdade, o Adílson.
Tambném lembro com saudade daquele time dos anos 70/80, com Marquinhos, Carioquinha, Hélio Rubens, Ubiratan, Oscar, Mauri, Marcel... Dava pra torcer! E muito.