terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Ricardo Izecson dos Santos Leite


7 de março de 2001. Jogo final do Rio-São Paulo no Morumbi. O São Paulo havia feito um belo placar contra o Botafogo no Maracanã:4x1. Mas um gol de Donizete "Pantera" no primeiro tempo preocupou cerca de 70 mil tricolores. A torcida pediu a entrada de um jovem revelado pelo departamento social do São Paulo, que já tinha aparecido bem em alguns jogos. Ele entrou em campo com o número 30 -- o apelido ainda grafado como "Cacá" na camisa.
Esse jovem Cacá fez dois golaços, virou o jogo e deu sua primeira (e, infelizmente, única) volta olímpica pelo time profissional do São Paulo. Lembro-me do jogo de palavras feito pelo jornal "Lance!" na manhã seguinte: "Cacampeão".
Cacá virou Kaká, firmou-se com a 8 do S.Paulo (aliás, deve ter motivado a venda de muitas camisas), marcou belos gols, com a seleção de Scolari foi à Copa do penta, em 2002, foi criticado por parte da torcida tricolor (impaciente com a falta de grandes títulos à epoca), mas até ser vendido para o Milan, em meio ao Brasileirão 2003 (!), ajudou (e muito) o tricolor na campanha - um terceiro lugar que levou o time de volta à Libertadores, em 2004.
Por isso, entendo perfeitamente como a torcida do Milan se sentiu, no fim de semna, com a agora rechaçada possibilidade de negociação com o Manchester City.
Em 2003, me senti assim, quando o Milan comprou o então camisa 8 do Tricolor paulista - provavelmente, é assim que se sente um torcedor do Flu quando o São Paulo pega Arouca, Júnior César e ainda Washington, ou um Coxa quando o Palmeiras leva o Keirrison. Mesmo os flamenguistas ficaram muito bravos quando Ronaldo acertou com o Corinthians - e olha que R9 nem chegou a jogar pelo Fla! É a lei da selva, digo, do mercado da bola
Em 2003, era da opinião que o São Paulo poderia "vender o estádio do Morumbi"- força de expressão, claro -, mas não Kaká. Bem, a verdade é que mesmo "vendendo o estádio" e propondo um contrato mais longo, não demoraria muito para aparecer um poderoso clube europeu ou um Manchester City turbinado pelos petrodólares. E o "kraque" queria jogar na Europa, essa era uma meta pessoal dele.
Em 2009, Kaká deve ter pensado bem. Trocar Milão por Manchester? Trocar o rubro-negro, que se orgulha de ser "il club piú titolato al mondo", pelo City, dono de duas ligas inglesas, 4 Copas da Inglaterra, duas Copas da Liga e uma Recopa europeia? E mais: Kaká já não disputa a atual Champions League, mas o Milan está em terceiro lugar no Italiano e tem tudo para voltar à rica Liga já no próximo semestre. Na Inglaterra, o Manchester City está a 4 pontos da zona de rebaixamento - e 19 de uma vaguinha na Champions. Outra: Dunga já não morre de amores pelo 22 rossonero... qualquer passo em falso, poderia ser um adeus à Copa 2010.
Pro futebol brasileiro, é muito bom. Imagine se o Milan, com mais 100 milhões de euros na mão, não faria uma limpa aqui, desfalcando ainda mais nossa Série A?

Um comentário:

ANJE 100% KAKÁ disse...

CONSERTEZA KAKÁ É E SEMPRE VAI SER O MELHOR EM TUDO!!! AMO MUITO O KAKÁELE É PERFEITO MARAVILHOSO TDB....