terça-feira, 20 de janeiro de 2009

"Atletas x Ditadura - A Geração Perdida"

Miguel Sánchez correu três vezes a São Silvestre. Adriana Costa jogava hóquei sobre grama. Daniel Schapira era tenista. O que esses atletas -todos argentinos -têm em comum com 17 jogadores de um time de rugby de La Plata?
Os vinte tinham alguma militância política durante a ditadura argentina. O corredor e o tenista eram da Juventude Peronista. A jogadora de hóquei militava no Partido Comunista Marxista Leninista, como vários atletas do La Plata Rugby.
Esses vinte esportistas foram mortos ou desapareceram durante os anos de chumbo na Argentina.
As histórias de Miguel, Adriana, Daniel e do La Plata Rugby são contadas no documentário "Atletas x Ditadura - A Geração Perdida", dos jornalistas Marco Villalobos e Marcelo Outeiral.
A dupla aproveitou folgas e usou dinheiro do próprio bolso para gravar na Argentina os fortes depoimentos dos parentes e amigos dos atletas, em esquema independente, sem patrocínio ou Lei de Incentivo - "com garra e carinho", explica Outeiral.
O doc de Villalobos e Outeiral está em cartaz no Canal Brasil.
Passa de novo neste sábado, 24 de janeiro, às 19h15. É curto, meia hora. Vale a pena conhecer esse lado de esportistas sul-americanos.

Nenhum comentário: