terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Nova enquete: melhor disco de estreia


Janeiro. No primeiro mês do ano, tento fazer um festival de discos de estreia no som do carro.
Aproveito a "promoção" para propor uma nova enquete.
Para você, querido leitor do blog, quem chegou arrebentando logo no primeiro disco? Beatles, com "Please Please Me"? Hendrix, com "Are You Experienced"? "Led Zeppelin I"? "Black Sabbath", o disco? "High Voltage", AC/DC? "The Ramones"? Ou o primeiro do Rush? Ou ainda "Van Halen I"? "Iron Maiden", o disco, com muita música boa, uma produção nem tanto, mas muita atitude? "Outlands d´Amour", do Police? "Kill´em All", do Metallica? Ou o primeiro disco inteiro dos Guns n Roses, "Appetite for Destruction", uma sucessão de hits?
"Ten" do Pearl Jam? O Oasis começou mandando ver: "Definitely Maybe". Radiohead/"Pablo Honey"? Coldplay/"Parachutes"? "Franz Ferdinand"? "Clandestino", de Manui Chao, ou "A Lo Cubano", do Orishas?
E no pop nacional, está mais pra "Samba Esquema Novo", estreia do Jorge Ben(jor), ou "Samba Esquema Noise", do Mundo Livre? "Da Lama ao Caos", do Chico Science, ou o primeiro Skank? Chico ou Elis? "Os Mutantes" ou "Cinema Mudo", dos Paralamas? Legião Urbana I ou O Rappa?
Envie sua opinião para a página de comentários deste post ou para o meu e-mail, que aparece no alto do blog: na sua opinião, quais os melhores discos de estreia? Um estrangeiro e um nacional, falado?

7 comentários:

Anônimo disse...

Vamos lá:
Inter- Orishas
BR- Moska (socorro, mas adoro!)

João Ricardo disse...

Lália querida! Isso me fez lembrar de sugerir também "Clandestino", do Manu Chao! Obrigado e volte sempre! Um beijo!

Jornalismo Independente disse...

Salve simpatia !!!
Esse disco do Guns é realmente algo muito forte, porrada mesmo. Hard rock puro, direto, na veia. Formação matadora, com Slash e a voz de Axel num tom perfeito, combinando com o instrumental.

Mas queria também puxar a sardinha para nosso som aqui de PE.
O primeiro disco de uma banda chamada Astronautas, é também uma porrada. "...DE ALGUM LUGAR DO SISTEMA SOLAR" trás porradas marcantes. Vale a pena, como nova geração.

Anônimo disse...

Bons votos, xará. Conheço o disco dos Astronautas, uma estreia com pé direito mesmo. Surpreendente.

Unknown disse...

Olha: o Kill em' All do Metallica é muito bom. Mas o sucesso só veio com Master of Pupptes. Então fico com o Guns n' Roses e Appetite for Destruction que é um puta álbum. Mas também quero lembrar que o primeiro do Oasis é único que presta... o segundo tb é bom, mas os outros...!!!

Conheço pouco das bandas brasileiras. Mas sei que desde o primeiro disco o Charlie Brown Jr. bomba... (Dói dizer isso, mas é verdade)

abraço

João Ricardo disse...

Obrigado pelo voto, Leonardo. Do Recife, o xará João lembrou o lançamento do grupo pernambucano Astronautas. Eu vou preparar uma lista de bons discos de estreia de grupos que mostramos no jornal Hoje, que não tiverem necessariamente sucesso de vendas, mas contém boa música. Veja o Chico Science. Da Lama é o Caos é o meu favorito, repercutiu, influenciou, mas não dá para dizer que o Chico era um campeão de audiência, um grande vendedor de revistas quando saía na capa. Mas será que precisa?

João Ricardo disse...

Aproveitando a dica do João, do Recife, aqui vai o site da banda Astronautas:
http://www.astronautas.org