domingo, 7 de dezembro de 2008

EDMUNDO: o artilheiro dos clássicos

por LUIZ REGINALDO LIMA

Escrevo isso antes de saber os resultados da última rodada do Brasileirão 2008. Mas isso pouco importa , pois nada vai mudar minha opinião sobre Edmundo. Mesmo que ele perca um pênalti ou que faça três gols. A história desse cracaço do futebol brasileiro já está escrita e o seu legado é eterno, sobretudo pra palmeirenses e vascaínos.

Começo voltando ao Brasileirão 1992. Numa tarde ensolarada de domingo, lá estava eu com meus amigos vascaínos na arquibancada do templo do futebol assistindo ao maior de seus espetáculos: o Clássico dos Milhões. Eis que aos 8 minutos do primeiro tempo , após uma jogada espetacular do habilidoso time vascaíno, o recém promovido Edmundo, dá um corte espetacular em Gotardo e finalize com firmeza, abrindo o placar do clássico. Aquele era o primeiro Vasco x Flamengo que fazia Edmundo no professional. Começava ali uma bela história de gols e jogadas decisivas, que somente os craques são capazes de realizar, sobretudo nos momentos decisivos.
A carreira meteórica o levou rapidamente ao milionário Palmeiras-Parmalat , que dominou o futebol brasileiro em parte dos anos 90 e , onde Edmundo ganhou tudo, sempre fazendo gols importantes como os que marcou contra o São Paulo e Vitória na reta final do Brasileiro 93. O Corinthians sempre foi uma vítima do talento do Animal: dois gols na final do Rio-São Paulo 93 e o golaço na final do Brasileiro 94.
Após esses três anos marcantes, Edmundo cometeu um erro estratégico e foi jogar no
arqui-rival Flamengo , com Romário e Sávio. A única coisa que o trio conseguiu foi virar tema de música de torcida adversária (diga-se de passagem, uma das mais criativas até hoje).
O Animal passaria ainda pelo Corinthians (ninguém sabe o que ele foi fazer lá até hoje), antes de seu retorno à Colina pra comandar a campanha memorável do Machão da Gama (como diz José Carlos Araújo) no Brasileirão 97. A final contra o Palmeiras fica até esquecida quando lembra-se da semifinal contra o Fla. Três gols de Edmundo, fora a comemoraão inusitada após o terceiro (Júnior Baiano até hoje não entendeu nada).
A artilharia absoluta (29 gols em 28 jogos) o levou à Fiorentina de Batistuta, no ano em que os Viola mais se aproximaram do Scudeto. Porém , uma contusão do Bati-Gol e uma ida do Animal ao Rio de Janeiro pra curtir o Carnaval, destruíram os planos de Cecci Gori e a reputação de Edmundo na Itália.
No meio disso tudo , houve a Copa de 1998, onde Edmundo chegava no auge, pra ser esnobado pelo conservador Zagalo que prefiriu Bebeto e até mesmo Ronaldo pós- convulsão, antes de lançar Edmundo aos 30 e muitos do segundo tempo do massacre francês. Na seleção , ficam as memórias da Copa Umbro, onde ele brilhou junto a Sávio e Juninho Paulista, e a Copa América 97 na Bolívia.
Os anos se passaram e Edmundo jogou em vários clubes (Vasco duas vezes, Santos, Cruzeiro, Japão , Napoli), sem grandes feitos, mas sempre com competência. Mas, o que chamou a atenção de todos que acompanham o futebol foi a grande atuação do craque no Figueirense na fuga do rebaixamento em 2005, onde o Animal fez 18 gols que o levaram de volta ao Palestra Itália e mais tarde a São Januário , onde está até hoje.
Um craque é aquele que não se omite nos momentos decisivos. E poucos jogadores tiveram tanta capacidade de decidir como ele. Nos cássicos, ele sempre esteve presente. Nas estatísticas , deve ser um dos maiores artilheiros dos cássicos Vasco x Flamengo e Corintinas x Palmeiras, o que não é pra qualquer um.
Tenho certeza que não só vascaínos e palmeirenses concordam comigo, mas todos aqueles que apreciam o futebol bem jogado e com coração. O futebol brasileiro ficará carente desse tipo de jogador , com certeza. Por que você acha que jogadores como Edmundo, Romário e Túlio jogam até tarde e ainda fazem muitos e muitos gols e decidem jogos? Você acha realmente que esses “craques medianos”que desfilam nos gramados brasileiros hoje em dia, vão chegar aos trinta e muitos , fazendo o que esses caras fazem?
Vai tranquilo, Edmundo. Você é ídolo de uma geracão de garotos que cresceram , vendo seus dribles e golaços e as homenagens que você recebeu essa semana da nação cruzmaltina provam isso.






Um comentário:

Unknown disse...

Emocionante o post sobre o Edmundo. É só o que posso dizer neste momento de dor...