segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A bola na Cortina de Ferro

Neste mês com menos futebol ao vivo, os canais esportivos reprisam especiais e passam documentários, como o formal, mas muito interessante "Comunismo e Futebol", produção da BBC, que ainda será reprisada em vários horários pelo Sportv 1 e 2.
Basicamente, conta a história de Streltsov, jogador que poderia ser o "Pelé russo", em 1958, mas foi mandado para campos de trabalho forçado.
Lembra também da Hungria de Puskas, que em seis temporadas nos anos 50 só perdeu uma partida- justamente a final da Copa de 54 para a Alemanha Ocidental. Alemanha Ocidental que jogando com reservas já havia levado de 8x3 dos húngaros na primeira fase da Copa. Na final, os húngaros chegaram a abrir 2x0, mas os alemães viraram e ganharam a sua primeira Copa do Mundo. 3x2, placar do jogo considerado o Milagre de Berna. E o que aconteceu depois? O goleiro Grocsis foi detido e interrogado pelo governo da Hungria. Acabaria confinado a um time local. É Grocsis quem diz à BBC que a revolta popular pela derrota tem relação com o levante anti-soviético de 1956, ano em que Puskas conseguiria fugir da cortina de ferro, para jogar no poderoso Real Madrid.
O documentário inglês ainda aborda o futebol da Alemanha Oriental, usado como peça de propaganda do regime comunista. Em 1974, na Copa sediada na Alemanha Ocidental, a seleção dos alemães do lado de lá do muro venceu o time de Sepp Maier, Franz Beckenbauer e Gerd Müller por 1x0, em Hamburgo, na primeira fase. Para júbilo das mãos de ferro de Erich Honecker, o líder comunista. Mas quem ficou com a Copa do Mundo 74 no fim foram os donos da festa, os alemães ocidentais.

Nenhum comentário: