quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

e-entrevista: CARLINHOS VERGUEIRO

Antes de escolher a música como profissão, o cantor, compositor e violonista Carlinhos Vergueiro já trabalhou na Bolsa de Valores de S.Paulo: auxiliar de pregão e, depois, operador. Em 1972, foi finalista do Festival Universitário da extinta TV Tupi. Três anos depois, ganhou o Festival Abertura, da Globo. "Os festivais continuam acontecendo por aí, mas falta uma maior divulgação, eles são importantes para revelar novos talentos, mas precisam ser organizados com mais seriedade", diz o músico paulistano, radicado no Rio.
Tricolor em São Paulo e no Rio, o compositor de tantas canções sobre futebol fala que torceu pelo empate no jogão do último domingo. Abaixo, a e-entrevista, por e-mail.

A letra de "Camisa Molhada" ("... o campo é de terra, o boteco é do lado, na hora marcada, a meia rasgada...") teria sido possível no Brasil de hoje, com muito menos campos de várzea?
 
CARLINHOS VERGUEIRO -Os campos de várzea infelizmente estão acabando, mas as peladas continuam. Aqui no Rio, no Aterro do Flamengo, tem peladas até de madrugada.
 
Consegue acompanhar de perto o futebol nacional no meio de shows e gravações?
 
CARLINHOS VERGUEIRO -É a minha maior diversão. Acompanho não só o futebol nacional como o internacional, showbol, salão, praia, futebol feminino e esportes em geral.

O autor de "Nação Corinthians" (de Carlinhos junto com Faveco Falcão e J.Petrolino - ouça em http://www.myspace.com/carlinhosvergueiro ) sentiu alguma emoção com a volta do alvinegro à primeira divisão?
 
CARLINHOS VERGUEIRO - Claro que sim. Inclusive soube que a Gaviões está vendendo a R$35 camisetas com a letra da música estampada. Pena que não mencionem os autores.

- Você tem uma canção sobre o Romário, lindíssima. Ainda não saiu em disco, certo?
 
CARLINHOS VERGUEIRO -Pretendo gravar. A letra está no livro sobre o Romário que o jornalista Marcus Vinicius lançará brevemente.

- Você já fez muitas parcerias, em composições, gravações e shows. Como foi a tabelinha com Adoniran Barbosa (1910-1982)?
 
CARLINHOS VERGUEIRO - Foi maravilhosa. Aprendi muito e me tornei amigo de uma pessoa muito especial.
 
- Quais os seus próximos shows?
 
CARLINHOS VERGUEIRO - Meu próximo show será dia 13 de dezembro, aqui no Rio de Janeiro, coincidentemente é um evento que reúne ex-jogadores de futebol do Rio de de São Paulo. O show é no sábado, e no domingo tem uma pelada.No ano passado, o show me inspirou uma música, que se chama " Linhas de Prazer" . Dorval e Mengálvio, integrantes da famosa linha Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe, estavam na platéia.O show é organizado pelo Washington Araújo, que faz um trabalho muito bacana com ex-jogadores.
 
- Novos discos à vista?
 
CARLINHOS VERGUEIRO - Tenho vários projetos e muitas músicas novas. espero conseguir boas condições para gravar.
 
- O que pensa da situação do mercado fonográfico, em tempos de queda brutal de venda de discos, raras lojas especializadas, pouco investimento de gravadoras?
 
CARLINHOS VERGUEIRO -Procuro encontrar alternativas para continuar vivendo de música. Componho sozinho e com parceiros, (afinal, esse é o meu oficio) sem desanimar com a crise.

Nenhum comentário: