Prestei atenção ao
Estopa num programa de um canal UHF de São Paulo, anos atrás. Durante visita promocional por aqui, a dupla formada pelos irmãos David e José Muñoz conversava com o apresentador em cima de um veículo, num rolê por São Paulo.
Descobri que os caras gostam de futebol e torcem pelo Barcelona - são de Cornellá de Llobregat, bairro da localidade chamada San Ildefonso, região de Barcelona.
Fui atrás do 1º disco, "Estopa" (1999) e gostei daquela mistura de ritmos espanhóis como rumba e flamenco com pop e rock. Uma batida, uma tintura rock pop, mudanças de andamentos que diferenciavam a dulpa do Gypsy Kings, por exemplo.
"Estopa", o disco, traz um hit atrás do outro. "Tu Calorro", "La Raja de tu Falda", "Me Falta el Aliento", "Poquito a Poco", "Suma y Sigue", a festeira "Estopa", uma ou outra balada. "El del medio de Los Chichos" é indicada para quem já gosta mais da cultura espanhola, como a personagem Vicky, do filme novo do Woody Allen.
O CD de estréia ainda vinha com uma faixa multimídia com as traduções das gírias usadas pela dupla. Ótimo para aprender espanhol callejero ainda por cima!
O segundo disco, "Destrangis", também foi lançado no Brasil. Os três últimos, não. Uma pena.
Voltarei ao Estopa num próximo post.